MACRISAN
Música: a arte interminável
E-books
50 Estudos para Bateria
Autoria:
Marcelo Torca
Ano:
2012
Tamanho:
83 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
ÍNDICE. 1. Estudo nº 01. 2. Estudo nº 02. 3. Estudo nº 03. 4. Estudo nº 04. 5. Estudo nº 05. 6. Estudo nº 06. 7. Estudo nº 07. 8. Estudo nº 08. 9. Estudo nº 09. 10. Estudo nº 10. 11. Estudo nº 11. 12. Estudo nº 12. 13. Estudo nº 13. 14. Estudo nº 14. 15. Estudo nº 15. 16. Estudo nº 16. 17. Estudo nº 17. 18. Estudo nº 18. 19. Estudo nº 19. 20. Estudo nº 20. 21. Estudo nº 21. 22. Estudo nº 22. 23. Estudo nº 23. 24. Estudo nº 24. 25. Estudo nº 25. 26. Estudo nº 26. 27. Estudo nº 27. 28. Estudo nº 28. 29. Estudo nº 29. 30. Estudo nº 30. 31. Estudo nº 31. 32. Estudo nº 32. 33. Estudo nº 33. 34. Estudo nº 34. 35. Estudo nº 35. 36. Estudo nº 36. 37. Estudo nº 37. 38. Estudo nº 38. 39. Estudo nº 39. 40. Estudo nº 40. 41. Estudo nº 41. 42. Estudo nº 42. 43. Estudo nº 43. 44. Estudo nº 44. 45. Estudo nº 45. 46. Estudo nº 46. 47. Estudo nº 47. 48. Estudo nº 48. 49. Estudo nº 49. 50. Estudo nº 50.
 
 
 
 
 
Batalha Musical Avançar
Autoria:
Marcelo Torca
Ano:
2018
Tamanho:
1 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Batalha Musical nas Pautas O objetivo é formar acordes, levadas e melodias. Ganha o jogo, quem tiver mais pontos. Pontos: Acordes de três sons: 5 pontos; Acordes de quatro sons: 7 pontos; Sequência Melódica de até nove notas musicais: 10 pontos; Sequência Melódica de dez a quinze notas musicais: 15 pontos; Levadas: 6 pontos. É preciso que tenha pelo menos um acorde do Modo Maior, Menor, Diminuto e Aumentado, um acorde representante de cada Modo citado. Cada jogador tem direito a uma jogada, o início é por sorteio, sendo que cada um tem trinta pinos, cada jogador poderá jogar pino por pino, ou usar um dado para ser sorteada a quantidade de pinos. Ao formar três acordes, e/ou formar uma sequência melódica, e/ou formar uma levada, pode-se tirar um pino de todos os jogadores, mas isso só pode ser feito uma vez no jogo, ou seja, cada jogador poderá tirar até três pinos, pois são três opções de retirada de pino. O jogo varia de um a quatro compassos, e isso é escolhido entre os participantes. Escolhe-se o tempo que será jogado. O jogo termina quando um dos jogadores usou os trinta pinos. Batalha Musical no Tabuleiro O objetivo é formar acordes, levadas e melodias. Ganha o jogo, quem tiver mais pontos. Pontos: Acordes de três sons: 5 pontos; Acordes de quatro sons: 7 pontos; Sequência Melódica de até nove notas musicais: 10 pontos; Sequência Melódica de dez a quinze notas musicais: 15 pontos; Levadas: 6 pontos. É preciso que tenha p
 
Coleção FIMT
Autoria:
Marcelo Torca
Ano:
2018
Tamanho:
717 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Índice. FIMT 2015: Ilha Kwep pág. 008 FIMT 2015: Ilha Kwep, A Dor pág. 009 FIMT 2015: Ilha Kwep, A Fuga pág. 009 FIMT 2015: Ilha Kwep, A Ilha Kwep e Seus desdobramentos pág. 010 FIMT 2015: Ilha Kwep, Abertura pág. 005 FIMT 2015: Ilha Kwep, Crinjijimbé pág. 006 FIMT 2015: Ilha Kwep, João da Silva pág. 007 FIMT 2015: Ilha Kwep, Rio Paraná pág. 005 I Estação: Jesus é Condenado à Morte, Marcelo Torca pág. 011 II Estação: Jesus Toma a Cruz aos Ombros, Marcelo Torca pág. 012 III Estação: Jesus Cai pela Primeira Vez, Marcelo Torca pág. 013 IV Estação: Jesus Encontra a Sua Mãe, Marcelo Torca pág. 014 V Estação: Jesus é Ajudado por Simão Cireneu a Levar a Cruz, Marcelo Torca pág. 015 VI Estação: Verônica Limpa o Rosto de Jesus, Marcelo Torca pág. 016 VII Estação: Jesus Cai pela Segunda Vez, Marcelo Torca pág. 017 VIII Estação: Jesus Consola as Filhas de Jerusalém, Marcelo Torca pág. 018 IX Estação: Jesus Cai pela Terceira Vez, Marcelo Torca pág. 019 X Estação: Jesus é Despojado de Suas Vestes, Marcelo Torca pág. 020 XI Estação: Jesus é Pregado na Cruz, Marcelo Torca pág. 021 XII Estação: Jesus Morre na Cruz, Marcelo Torca pág. 022 XIII Estação: Jesus é descido da Cruz, Marcelo Torca pág. 023 XIV Estação: Jesus é Colocado no Sepulcro, Marcelo Torca pág. 024 Terça Sus pág. 025 A Exposição pág. 026 Limão com Goiaba pág. 027 Especial pág. 028 Mole
 
 
 
Extensão e Notação dos Instrumentos Musicais
Autoria:
Marcelo Torca
Ano:
2019
Tamanho:
214 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
São vários instrumentos musicais, com o limite do grave e do agudo que fazem, com som real e som escrito, assim fica mais fácil de saber o limite dos instrumentos transpositores.
 
 
 
Grupo Instrumental Rítimo Melodia e Harmonia
Autoria:
Marcelo Torca
Ano:
2017
Tamanho:
7 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Prefácio. Este livro é um método de ensino para vários instrumentos musicais, incluindo canto. Tem início com a aprendizagem do ritmo, a seguir a leitura das notas e noções de harmonia. Inclui teoria, sendo o seu aprendizado voltado para arranjos e composição. Possui músicas específicas para instrumentos solistas e de acompanhamento, bateria e percussão, violão e piano. Leitura nas três claves, tablaturas de notas e acordes. Aborda os instrumentos musicais: bateria e percussão, violão e piano, bandolim, flauta-doce, cavaco, escaleta, acordeão, metalofone, baixo, viola caipira, flauta. Possui estudos rítmicos envolvendo vários instrumentos de percussão, formação de banda de música, várias músicas para estudo, com indicação de como poderiam ser realizado o arranjo. As músicas, em sua maioria possui áudio, tanto de estudo, como de apresentação musical.
 
 
 
 
 
Músicas, Caminhos e Desencontros
Autoria:
Marcelo Torca
Ano:
2015
Tamanho:
499 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Índice. 1. Músicas e Caminhos pág. 04 2. Músicas e Desencontros pág. 17 3. O Que Aconteceu? pág. 27 4. Pianos e Músicas pág. 32 5. Ruas de Pauliceia em 16 e 17 de Agosto de 2014 pág. 36 6. Um Ato em Vinte Compassos pág. 38
 
Notas e Figuras
Autoria:
Marcelo Torca
Ano:
2016
Tamanho:
2 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Regras 1. Sequência das figuras musicais: onde é estabelecida a ordem das figuras musicais em: 1.semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia; 2.semicolcheia, colcheia, semínima, mínima, semibreve. Ganha quem conseguir montar primeiro, é um jogo de cartas, e cada jogador pega uma carta por vez. 2. Maior valor das figuras musicais: ganha quem conseguir o maior valor da rodada. Valores das figuras: •Semibreve: 4 tempos; •Mínima: 2 tempos; •Semínima: 1 tempo; •Colcheia: 0,5 tempo; •Semicolcheia: 0,25 tempo. Se substituir tempo por uma moeda, por exemplo, o Real, fica mais fácil a compreensão. 3. Jogo da soma: pode-se distribuir 2, 3 ou 4 cartas para cada jogador, ganha quem tiver a maior soma. 4. Sequência das notas musicais: ganha quem montar primeiro. Pode ser somente na clave de sol, ou na clave de fá, ou ambas. A ordem das notas musicais: 1.dó, ré, mi, fá, sol, lá, si; 2.si, lá, sol, fá, mi, ré, dó. 5. Notas nas linhas e no nos espaço: ganha quem encontrar as notas primeiro. Pode-se montar a sequência de notas nas linhas, ou notas nos espaços. A quantidade de cartas para formar a sequência pode ser escolhida para as linhas em 3, 4 ou 5; para os espaços: 3 ou 4.
 
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