Fisiologia Vocal
Fisiologia vem de "physis", natureza, função ou funcionamento; "logos" significa estudo. Portanto, fisiologia vocal, é o estudo das funções do órgão da voz.
Profissionais direcionados ao Estudo da Voz: Fonoadiólogos, Otorrinolaringologistas, Professores de Canto.
A produção vocal precisa de vários órgãos: aparelho respiratório, laringe, cavidades de ressonância e os articuladores.
Treinamento Vocal
1º Alongar, sempre respirando...
2º Relaxar, sempre respirando...
3º Mastigação Selvagem: Realize “caras e bocas”... aperte a boca, os olhos, o nariz, sinta o rosto “formigar” por causa da circulação sanguínea.
4º Estimular o Diafragma.
5º Treinar a respiração diafragmática: Respire, segure um pouco e solte em forma de sssssss, sempre contraindo a barriga enquanto o ar sai.
6º Aquecimento vocal com lábios: “bruu” e língua: “Truu”. Inicialmente aleatório, depois com melodias de canções conhecidas e depois com os exercícios de escalas e outros que serão propostos nesse curso.
7º Vocalizes: Vamos aprender vários! Inicialmente imagine a melodia de uma canção folclórica, ou qualquer outra que você conheça, e cante a melodia primeiro só com as vogais, depois com a letra toda.
8º Repertório: Treine textos e ou canções conhecidas nas quais você perceba o conforto da voz, ou seja, cantar sem esforço.
9º Performance: Treine o texto que será falado e depois cantado em frente ao espelho. Filme e ou grave você falando e ou cantando para verificar o que pode melhorar. Ensaie a música toda com ou sem acompanhamento, da maneira que pretende performar. Mesmo em casa, é necessário treinar a expressão facial, corporal e outras que pretende utilizar numa apresentação.
10º Desaquecimento vocal: momento de relaxar a prega vocal, fazê-la voltar à posição inicial e assim, descansar a voz.
11º Autoavaliação: apreciar, ouvir, perceber, imaginar, confrontar, pensar o que pode ser melhorado.
Referência: Guia de Noções Básicas de Canto. Autoria de Prof. Esp. Andréia Cristiane de Oliveira Carvalho.